Sobre o projeto


A história do BLOG e do Arte da Capoeiragem na UFAL começa em 2011 onde desenvolvemos  no Campus Arapiraca através do programa Vivência de Arte na UFAL o projeto, Vamos Jogar Capoeira, Vamos tocar Berimbau a Arte da Capoeiragem na UFAL, apesar de alguns contratempos o desenvolvimento do projeto como um todo foi muito bom e bem aceito pela comunidade acadêmica, serviu também para o nosso amadurecimento. Tendo em vista que o projeto ficou muito amplo, porque a capoeira nos dar várias vertentes e uma multiplicidade de manifestações agregadas e o espaço de tempo para desenvolvê-las é relativamente curto. Assim apresentamos uma nova proposta dentro da mesma perspectiva, em 2012.
 O Brasil possui uma multiplicidade de manifestações culturais advindas do povo, dentre elas está a capoeira, “... é a manifestação da cultura popular que mais se destaca como referencial para compreender os vários aspectos da nossa história, principalmente os ligados à Cultura negra” (Esteves, 2004, p. 33 ), esta luta que camuflou-se através da ginga em dança e resiste aos vários momentos em que a nossa sociedade sofreu modificações. Dentro do contexto sócio-histórico brasileiro a capoeira passa por ressignificações, desde a chegada da Família Real em 1808, onde a corte passa a ocupar os espaços da cidade e expulsar de certa forma os grupos que viviam a margem dela. Passando pela Abolição da Escravatura e o advento da República, a capoeira sobrevive, mas sai da margem para ser crime previsto no código Penal de 1890, passa 40 anos nesta condição até a criação da Capoeira Regional por Mestre Bimba. Por ser uma manifestação de múltiplas facetas temos a oportunidade de trabalhar neste projeto com apenas uma delas, que é o Berimbau.
O objetivo geral do projeto foi  fomentar e divulgar a Cultura Brasileira através da música e de um Instrumento intimamente ligado à nossa história. Fazendo com que a Comunidade acadêmica entenda os processos sócio- históricos ligados à capoeira, bem como a arte, a cultura e a música brasileira. Com os objetivos específicos que são compreender nossa cultura a partir do instrumento Berimbau ligado à capoeira, divulgar nossa cultura através das manifestações culturais através das oficinas de Berimbau e entender e fomentar à música brasileira através dos toques do berimbau. Assim construímos o Arte da Capoeiragem apresenta: Berimbalada. Em 2014 voltamos com o Arte da capoeiragem apresenta: Maculêlê.



Um comentário:

  1. muito lega essa proposta e projeto, estão todos de parabéns. também sou capoeirista e estudante da UFAL campus Sertão, embora fico triste que não temos um projeto desse atualmente em nosso campus, isso mostra como a um grande receio encima na cultura da capoeira e sua desvalorização. contudo espero que isso mude, que surja varia pessoas com esse nosso pensamento para mudar esta triste realidade. Atualmente tenho pesquisado e estudado muito sobre cultura afro-brasileira, buscando uma maior compreensão e, desvendar e poder propagar esse conhecimento para os demais jovens adultos para que não se perda com o tempo e a pervecidade do mundo capitalista e divisor de classes sociais que vivemos.


    ResponderExcluir