Nos dias 1 e 2 de agosto segunda e terça-feira, tivemos o 1 Encontro Arapiraca de Capoeira. Um evento realizado em conjunto com o Programa Vivência em Arte da PROEST, Projeto Vamos Jogar Capoeira, Vamos Tocar Berimbau a Arte da Capoeiragem na UFAL e o Grupo Terranossa.
O evento proporcionou a nós alunos do projeto A Arte da Capoeiragem na UFAL aulas com grandes Mestres do Grupo Terranossa, os quais contribuíram de maneira significativa para nosso aprendizado no mundo da Capoeira.
Na segunda-feira, foi feita a abertura do Evento no Calçadão, uma roda de capoeira, atraiu a atenção das pessoas que por ali passavam, que por muitas vezes filmaram, tiraram fotos e prestavam muita atenção no jogo. À noite fomos para o Lago da Perucaba, onde tivemos uma aula "básica" ministrada pelo mestre Cid, aula essa onde aproveitamos cada movimento que nos fora passado.
Na terça pela manhã, fizemos a abertura do nosso projeto na UFAL Campus Arapiraca, com roda de capoeira, maculelê, samba de roda, apresentações solos dos graduados do Grupo Terranossa. À tarde fizemos uma apresentação de aero-capoeira na Praça Ceci Cunha, logo depois, uma aula sobre instrumentos e em seguida, iniciou o batizado dos alunos do projeto.
O batizado nos ajudou para que daqui para frente, tomemos atitudes diferentes perante as rodas de capoeira, uma postura mais madura, sem o receio de entrar em uma roda.
Apesar dos imprevistos que aconteceram, o evento ocorreu da melhor forma possível.
Gostaríamos de agradecer aos nossos colaboradores. A Prefeitura de Arapiraca, que disponibilizou os espaços públicos. E aos capoeiras que vieram de outros estados para fazer esse evento.
Breve postaremos fotos e vídeos.
O 1º Encontro de Capoeira Arapiraca, foi um evento muito gratificante e que proporcionou para os alunos do projeto capoeiragem na Ufal muitos conhecimentos.Eu como aluna e colaboradora do projeto agradeço desde já a nossa coordenadora Tatiane ( Odalisca)que fez tudo o que esteve ao seu alcance para que o evento desse certo.O qual nos proporcionou uma experiência inesquecivel de poder ter contato com os melhores capoeiristas do Brasil. Muito obrigada Tati.
ResponderExcluirO evento nos deu a oportunidade de ampliar nosso conhecimento do mundo da Capoeira, e mostrou também que apesar de existir vários grupos em diferentes lugares, a fundamentação da Capoeira é uma só. E também quero parabenizar a todos que foram batizados e pegaram corda: Mosquito, Inocente, Raspadinho, Fenômeno,Sansão e Borboleta. E agradecer Não só a Estagiária Odalisca, mas a todos que de alguma maneira colaborou para que o encontro desse certo.
ResponderExcluirO presente evento nos deu a oportunidade de saber como é o mundo da capoeira, de entrar na roda e não perceber nada do lado de fora, de perder o "medo" de entrar na roda, e de vivenciar e aprender coisas novas com os mestres e capoeiristas que estavam presentes. Quero parabenizar a todos que se esforçaram e lutaram para que o evento desse certo, e concerteza deu certo.
ResponderExcluirUfaaaaaaaaaaa deu trabalho vum rsrsrsr, mas temos convicção do que foi feito e como foi feito. Felizmente tudo certo iniciamos nosso projeto muito antes das datas de realização e essa foi a parte mais “dolorosa’ em fim, projeto da trabalho.
ResponderExcluirNa abertura do projeto tivemos uma roda de capoeira na praça do calçadão onde se deu o nosso primeiro contato com pessoas que vivenciam a capoeira por muito mais tempo que nós alunos do projeto, momentos marcantes ai.
Durante a noite tivemos uma aula de capoeira no nosso lago da perucaba, novo local de frequentado pela comunidade arapiraquense e visitante. Destacamos ai mestre SID do grupo TERRA NOSSA, um exemplo de paciência e dedicação no que faz.
Na teça feira pela manhã nos apresentamos com o maculelê na UFAL com o objetivo de divulgar nosso projeto e receber os novos feras.
Durante o restante da tarde tivemos aula de instrumentos da capoeira, em seguida uma roda de capoeira com a participação de capoeiristas do grupo do mestre cobra, e a noite o batizado de seis pessoas do nosso projeto, mostrando ai que o mesmo vai de vento em poupa rsrsrsrrr.
Quero parabenizar a todos que nos ajudarão a construir o nosso primeiro evento de capoeira TERRA NOSSA em Arapiraca, aos patrocinadores e aos mestres que se dispuseram a se deslocarem de suas cidades para dar vida ao nosso evento.
Raspadinho
O evento, sem dúvida, proporcionou uma experiência única na minha vida acadêmica, pessoal e profissional. Experiência esta que tentarei compartilhar com todos, pois tudo que é bom deve ser repassado, assim como me foi. Em especial, quero agradecer primeiro a Deus e depois aos meus "parceiros" do Projeto - Capoeiragem na UFAL - a todos que vieram de outras cidades e estados - Mestres e membros do grupo Terra Nossa - e por fim, parabenizar a nossa Coordenadora Odalisca e o Profº Vocabulário pela iniciativa e por tudo que têm feito pela nossa cultura.
ResponderExcluir